quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que pensamos ser racional

Será que é o mundo ou nós os errados? Nosso inconsciente nos leva por um caminho egoísta para nossa própria proteção? Nascemos assim ou simplesmente ficamos devido ao mundo individualista em que vivemos? Questões, questões... Bom, foi daí que surgiu a tal da Filosofia, não é mesmo? Ela nem ao menos existiria se não tivéssemos questões em nossa mente, afinal, deve ser por aí que vem o termo questões filosóficas. 

A definição mais próxima para Filosofia é "a busca racional da verdade". Podemos, então, imaginar que nosso cérebro pensa por si só, para nos "proteger" desse mundo, nos tornando mesquinhos? Pense bem, ao pedir a companhia de uma pessoa, você o faz pelo passeio ou para não ficar sozinho? Podemos afirmar que se falta coragem em nós? 

Simplesmente penso que o que nos falta é atingir o ápice da racionalidade, onde nela, acredito, esteja a chave para abrir nossos corações. A essência da racionalidade, da questão filosófica, está nada mais nada menos do que em nossos sentimentos, pois ele é o juiz das nossas emoções, e não a razão. Nos permitir SENTIR a razão da vida. Nos permitir pensar no próximo. Sabem o que é isso? Onde não é a sua felicidade que te move, mas sim a vontade de tornar o outro feliz. Por quê? Aí é com você e a sua “razão” de pensar que buscarão a verdade. 

Lembre-se, sua percepção do mundo reflete no que você é, portanto utilize-se disso para que ele se torne algo frutífero e não vazio de sentimentos. E os sentimentos vazios? Mas nem na época Tales de Mileto, aonde a fonte das questões filosóficas vinham de fora, das estrelas, do céu, e não de você.

2 comentários:

  1. Há pessoas que fazem arte, por assim dizer. Mas, ainda mais especial (e raramente) há aquelas que nascem com a arte da simplicidade. De serem simples e objetivas, de serem claras e emocionantes. Sei que cada momento lendo o que você escreve é um aprendizado enorme, mas cada momento com você é imprescindível a quem seja (ou queira tornar-se) um verdadeiro alguém... Parabéns pelo texto, te admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que é recíproco né? Muito mais da minha parte, mas... kk Brigada! Sua luz brilha muito lala

      Excluir