quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conceitolândia

O certo e o errado existem? Em um mundo em que cada ponto de vista tem sua lógica e razão, onde entra o julgamento das pessoas em relação à vida do próximo? As coisas que acontecem hoje em dia nunca foram coisas de “hoje em dia”. Desde que o mundo é mundo se tem como manifesto alheio o desejo de ver algo de suas próprias características no outro. Quando não se tem esse contato, medidas são tomadas para que a distância entre esses indivíduos exista. Sejam psicológicas ou não. Você se afasta de quem não pensa como você. Mesmo sabendo que o que você pensa pode não ser A verdade, mas apenas a sua própria verdade. E algo tão relativo como a verdade de cada um não deveria separar pessoas. Pois todos os indivíduos trazem consigo sentimentos, experiências, gostos, ideias, conceitos e virtudes que em sua maioria são boas para eles. Por que não seriam boas para o resto do mundo então? 

Isso vale para quem te afasta também, qual o problema de você gostar de amarelo e ele de azul? A mistura dessas cores pode não trazer a paz mundial nem nada disso, mas quem nunca apreciou uma grande copa de árvore pela sua cor verde? Momentos. A felicidade já foi definida muitas vezes em momentos que você vive, e quantos deles já não se perderam por deixar que a sua “verdade” seja a soberana nas escolhas de cada dia. O convívio com a diferença faz com que no final todos sejam iguais. E somos todos iguais. Pois o que nos diferencia não são nossas diferenças, mas sim o que fazemos diante delas. Seja sorrir e tentar compreender ou olhar feio e repreender. O que for aliviar sua consciência pode ser o caminho para melhor decidir entre o morder e o assoprar. Alivie.

sábado, 26 de outubro de 2013

Simplória

De todas as perguntas, para esta você deveria saber a resposta. Quanto vale a sua vida? Sabia que você não precisa de muita coisa para viver? Tentamos sempre chegar ao mais alto nível para tentar ter uma qualidade de vida, na vida, mas na verdade você pode viver com simplesmente nada. É possível ter qualidade de vida até no fundo do poço se souber se aproveitar disso e tiver três coisas como base: saúde, fé e o amor das pessoas que você ama é o mínimo e o máximo que você pode ter. Saúde para viver, amor para ter forças e fé para continuar.

Agora, se você acabar com a sua saúde, por causa de suas ações, você poderá afastar as pessoas que amam você. E se for viver sem o amor das pessoas, a sua fé poderá se afastar de você também. Por causa de suas ações. Qual o sentido disso então? Uma vez li em um texto, não lembro sobre o que, mas era um daqueles que não tem nada a ver com você, porém quando o termina acaba refletindo sobre a vida e o sentido dela. Básico. Voltando, lá dizia que todas as pessoas que estão a beira da morte fariam de tudo para ter um dia a mais de vida. Aquele cigarrinho amigo ou aquela bebida que você brinca de vez em quando dizendo “que é só mais um, que é só dessa vez, que você nunca faz isso, me deixa curtir”. Pois bem. São essas coisas que vão se acumulando e tirando o que lá na frente vai ser a coisa mais preciosa para você. E é lá na frente que você vai perceber que você não precisava de nada disso para viver.

Essa vida materialista onde as pessoas se apegam a coisas inúteis, não é saudável. Saúde é uma das coisas que você precisa para viver feliz e não uma noitada com os amigos, nem um dia só pra vadiar. Não se brinca com a saúde, não se brinca com as coisas que te tiram o que te é mais valioso. Acho eu que você poderia virar e falar para mim: “Mas eu vivo intensamente, vivo do jeito que gosto e vivo para mim, não para os outros”. Aí eu vou virar e falar pra você: "Relaxa, toda criança risca as paredes da casa achando que é uma obra prima, toda criança brinca do jeito dela porque é o jeito que ela prefere e o acha certo. Até que elas aprendem que um dia a brincadeira acaba e o que sobra é a bronca da mamãe (no caso, da vida). Mas elas aprendem e aprender é viver." So live.

domingo, 13 de outubro de 2013

Senta que lá vem a sua história (de vida)

Por que tem coisa que tem que acontecer? Vira e mexe nos deparamos com essa frase numa roda de amigos ou familiares. “Tragédias” acontecem na vida de muita gente, parece que até na vida de todo mundo. Alguém morre aqui, outro alguém sofre um acidente ali, um alguém cai acolá e um erro ou deslize de segundos transforma sua vida em algo que ela não estava acostumada a ser. As coisas saem do nosso eixo, do nosso porto e partem para um presente de futuro incerto. Mas o que restaria da vida se não existisse tais acontecimentos? Vida tranquila à sombra e água fresca é um privilégio de instantes, sossego, jazz e consciência limpa também. Tudo momentâneo, mas todos rezam por isso, pois sem a escuridão não existiria a luz. Obrigada trevas por existir, é essa, então, a questão? Não. 

A questão não é viver pelo medo de se queimar para conseguir ficar inerte ao calor do Sol e sim aprender a viver com tal escuridão, tatear no escuro, porém com a consciência da existência do perigo. Uma amiga um dia me disse uma frase que serve para tudo que tiver de acontecer: “Coisas da vida”. Pois é cara amiga, você me dá o segredo do cadeado que abre a porta da sabedoria, mas não me dá a coragem de ir porta a dentro. Nos pergunto, então: quem dirá que tudo não acontece pelo acaso? E também, quem dirá que tudo não acontece por que simplesmente TEM que acontecer? E ainda mais, quem dirá que na verdade tudo não passa de uma brincadeira louca do destino? Quer saber o que nos espera? Espere, sinta e então verá.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aceite a chuva

Normalmente acha-se que bênçãos são aceitas a torto e a direita, como se fossem dinheiro jogado pelas ruas, que elas nunca vêm por sempre pensarem que simplesmente elas SÃO aceitas. Mas você já parou pra pensar se realmente as aceita? Se por acaso é tão fácil assim deixá-las entrarem em sua vida? 

Pode ser que no cotidiano não se perceba o quão importante é para todos estar chovendo e você é o que só reclama disso. Ou o quão importante foi você estar vivo naquele dia para alguém que reza por ti todas as noites e você reclamando que foi um dos piores dias da sua vida. 

Bênçãos caminham por mãos cuidadosas que sabem quando e por onde chegar e pode acreditar que elas sempre vêm de um jeito ou de outro. As vezes de um jeito meio torto de ser mas nada é tão torto que não pareça reto para alguém. Não perca sua esperança em algo tão forte como a ajuda, a luz. Perceba todos os mínimos detalhes, pois enquanto você está reclamando que elas não chegam, já passaram e você nem se deu conta de agradecer por isso. 

Bom, muitas vezes penso nesses tais carmas da vida. Que se você não retornar o que te acontece de bom não haverá equilíbrio no universo e em algum lugar na vida de alguém isso surgirá efeito. Se você recebeu algo de bom é porque você fez por merecer. Mas que ótimo! Retribua tal afeto sempre e com harmonia dentro de si, porque nada adianta dar esperando receber. Equilíbrio e fé (em quem desejar ter).