quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que faz você viver?

Alucina a mente ter a felicidade em mãos. Te faz ter os pés no lugar da cabeça que, sendo assim, fazem com que caminhar até o impossível seja apenas questão de ir. Pois não existem obstáculos, o que existe é o que a tua mente coloca para te impedir. Impedir de ser feliz? Talvez. Você gostaria de estar em um lugar e está em outro? O que te impede de ir até lá? O tempo? A preguiça? Pessoas? Obrigações? A causa de você existir vai terminar aonde a sua obrigação começa? Ah, ninguém sabe a causa da própria existência, verdade. Mas se pode imaginar. Imaginar que as pessoas nascem para serem felizes e fazerem de tudo para tornar isso a razão do existir. Agora, imaginar que você nasceu pra comer, trabalhar e dormir, ou nem comer ou dormir, só te fará se desvencilhar de um objetivo que mau algum trará a você nem a ninguém. 

Dizem que correr atrás do que se quer é dureza e leva tempo. Que a vida passa rápido e nem se dá ao luxo de nos deixar respirar o ar puro. Pois a vida pode virar da noite para o dia, é verdade. E os seus planos para o fim de semana nunca sequer se tornarão realidade. Pensam que o destino os persegue e que farão o que estiverem aptos, em seu alcance. Bom, como disse Augusto Cury: “Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.” Não, não temos o controle de nossa própria vida no sentido de viver ou morrer. Mas é só isso! De resto podemos fazer o que bem entendemos porque o mundo está aqui e a vida é agora, não depois. 

Pode não ser hoje que você ficará milionário ou achará o amor da sua vida. Porém, quem sabe? As chances são várias e estão espalhadas pelas várias esquinas de cor cinza que cercam a sua rotina. Pense bem, a cor da esquina só mudará se você for lá para pintá-la. E fala sério, uma bela imagem é melhor do que imagem nenhuma. Qual é a sua imagem?

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aeroporto lotado

O que te prende ao passado são as dores que vieram sem avisar, sem bater na porta. Porém as dores que passam por ti, são apenas recados da alma dizendo que já se pode perdoar, que já se pode curar. Não marque tais recados em sua pele, não marque tais recados em seu coração, são o que são, apenas recados, já foram contados agora podem partir.

Lembre-se que os sinais que a vida dá são para que você melhore e se prepare, mas, de novo, são apenas sinais. Não deixe que isso interfira nos seu amor e esperança. Respire e siga em frente. Pense no quão feliz você será ao permitir que o tempo faça o papel dele. O amor é o grande curador das feridas, ele que te dá tal capacidade de regeneração. Já ouviu falar que o melhor remédio é a risada? a alegria? Não é só sangue que enche seu coração de calor, é a tua tão aguardada oportunidade de ser feliz. Que quando chega também vem sem avisar, vem sem bater na porta. E essa pode deixar a vontade, puxe uma cadeira e fique por quanto tempo quiser.

Apenas não atrapalhe o papel que a sua alma tem neste mundo. Ela vai te fazer aprender, você querendo ou não. POIS APRENDA! CHORE! GRITE! SOFRA! Para que a próxima lição venha com menos carga, para que a próxima lição você já saiba de cor e que não cometa os mesmos erros. Porém, se errar deixe os recados da alma passarem e virem novamente. Pois a vida é assim. Uma maré sem rumo, mas que se você aprende a boiar tardará a afundar.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que pensamos ser racional

Será que é o mundo ou nós os errados? Nosso inconsciente nos leva por um caminho egoísta para nossa própria proteção? Nascemos assim ou simplesmente ficamos devido ao mundo individualista em que vivemos? Questões, questões... Bom, foi daí que surgiu a tal da Filosofia, não é mesmo? Ela nem ao menos existiria se não tivéssemos questões em nossa mente, afinal, deve ser por aí que vem o termo questões filosóficas. 

A definição mais próxima para Filosofia é "a busca racional da verdade". Podemos, então, imaginar que nosso cérebro pensa por si só, para nos "proteger" desse mundo, nos tornando mesquinhos? Pense bem, ao pedir a companhia de uma pessoa, você o faz pelo passeio ou para não ficar sozinho? Podemos afirmar que se falta coragem em nós? 

Simplesmente penso que o que nos falta é atingir o ápice da racionalidade, onde nela, acredito, esteja a chave para abrir nossos corações. A essência da racionalidade, da questão filosófica, está nada mais nada menos do que em nossos sentimentos, pois ele é o juiz das nossas emoções, e não a razão. Nos permitir SENTIR a razão da vida. Nos permitir pensar no próximo. Sabem o que é isso? Onde não é a sua felicidade que te move, mas sim a vontade de tornar o outro feliz. Por quê? Aí é com você e a sua “razão” de pensar que buscarão a verdade. 

Lembre-se, sua percepção do mundo reflete no que você é, portanto utilize-se disso para que ele se torne algo frutífero e não vazio de sentimentos. E os sentimentos vazios? Mas nem na época Tales de Mileto, aonde a fonte das questões filosóficas vinham de fora, das estrelas, do céu, e não de você.

domingo, 11 de agosto de 2013

Beira-mar

Onde estão nossas vontades e sonhos? Por que nos deixamos cair no mar da rotina e seguimos sua onda sem nunca parar em uma costa? A marina é um porto seguro, mas ela não é nada sem pessoas em que nela possam confiar. Todo lugar tem sua marina, tem seu porto. Não precisamos nos apegar firme a eles, mas também nunca devemos esquecê-los. 

Quem vive na onda da rotina perde a beleza de ver o mar da terra. Quem vive na onda da rotina acaba enjoando pela água ser tão salgada. No porto temos água doce e uma rede que apesar de balançar, não enjoa. Quem vive para o trabalho, esquece de provar da praia em plena segunda de manhã. Esquece que um dia bonito não se faz pelo Sol estar brilhando, se faz pela sua cabeça estar trabalhando. Não para seu chefe, mas sim para o seu bem-estar. 

Seus sonhos e vontades ficaram em terra quando você foi pro mar? Mal sabe você que ao fazer seu Sol brilhar, ele iluminará a costa pra você e lá estará seu porto seguro, sua marina.

sábado, 10 de agosto de 2013

O valor do simples

A melhor coisa do mundo não é o que você come, não é o que você veste, não é o que você bebe, não são as pessoas que você convive nem os livros que você lê. A melhor coisa do mundo não é você ter, ver, ler ou ouvir. A melhor coisa do mundo não está na escola, no trabalho, no shopping ou em outro lugar do mundo. A melhor coisa do mundo nem ao menos é a sua família. Pois, a melhor coisa do mundo está dentro de você, é simplesmente o sentimento de se sentir bem. A tal paz de espírito, onde você só pode senti-la dentro de você. E não importa o que ou onde, é você que manda no que sente. Basta uma palavra ou duas com o seu coração, e tudo e em qualquer lugar você pode se fazer ficar bem. Então não se apegue a bens, a pessoas ou a lugares. Ame, ame sim, as pessoas, os lugares, as comidas, a sua família, mas acima de tudo, nunca esqueça de amar a si mesmo. Pois "amai o próximo como a ti mesmo" não vai funcionar se você não olhar no seu interior e provar pra si mesmo o quanto de valor cabe em você e, logo, no mundo. Dê valor...

O amor está no topo

Vamos parar um pouquinho e imaginar a pirâmide da sua vida. Aquela que antes de você deixar essa vida, aparecerá e te mostrará as coisas que você fez. Só que não será como todo mundo imagina: um filme completo e detalhado de como viveu. Não. Se no dia a dia normalmente lembramos das coisas mais importantes, por que logo no leito de morte seria diferente?

Bom, e o que esperar dessa pirâmide e por que uma pirâmide? Primeiramente, qual a primeira coisa que você pensa todos os dias quando acorda? Essa vai estar na base. Pois é o que sustenta seus pensamentos ao longo do dia. Quando você está fazendo um tarefa e um pensamento te distrai, bem, esse vai estar no meio da pirâmide, já que ele está lá sustentando algo também em sua vida (o topo). E agora, a última coisa que você pensa antes de dormir, é uma das partes da pirâmide que já mencionei? Pois então, esse virá a ser o topo. Essas três coisas são pensamentos felizes, pensamentos sobre você e sobre outras pessoas que você gosta.

Eu ainda não disse o por que de ser uma pirâmide, certo? Bom, então pra começar, não pense que por ter topo, meio é base se tratam de prioridades e preferências, nada disso. Se lembre dessas coisas e me diga se não são pensamentos aleatórios e felizes, que marcam ou marcaram sua vida. Não, a pirâmide não tem prioridades pois é a pirâmide do amor. É onde se consegue ter o equilíbrio de tudo, onde tudo se completa, tudo forma quem você é e para o que ou quem você vive. Sua vida é cheia de amor e é dele que você lembra nas mais simples horas, pois ele está escondido nos detalhes. E quando você menos espera vem pra te lembrar e surpreender. Quer estar na pirâmide de alguém? Ame. Surpreenda. Deixe um sorriso em um rosto amigo a cada dia e não se esqueça nunca de agradecer por isso.